Modalidades

 

Trial

Fonte das Imagens: Site Bike Trial

Fonte do Texto: UCI - Union Cycliste Internationale


O "Bicycle Trial" é uma das mais fascinantes competições de ciclismo. O objetivo desse esporte é ultrapassar um obstáculo, chamado "seção", pedalando sem tocar com o pé no chão. Os obstáculos típicos são rochas e árvores, mas pode ser qualquer coisa: caixas, automóveis, mesas, etc. O contato do pé com o chão é chamado de "dab" (toque), e cada "dab" recebe um ponto de penalização. Após negociar uma série de "seções", o ciclista com menos pontos de penalização é declarado vencedor.

O primeiro campeonato mundial de "Bicycle Trial" da UCI foi realizado em 1984. O esporte nasceu nos Estados Unidos, parcialmente como derivação da versão motorizada do esporte, e parcialmente como uma extensão lógica do ciclismo "off-road".

Existem duas categorias principais de Trials. São baseadas no tamanho permitido das rodas da bicicleta. As categorias são: 20 polegadas e 26 polegadas. A categoria de 20 polegadas abrange as classes Juvenil, Júnior e Elite. A categoria de 26 polegadas é apenas para as classes Júnior e Elite.

Os participantes desse esporte gastam muito tempo estudando uma rota através de cada seção. Eles observam cuidadosamente os seus rivais em ação e são muito solidários com o desempenho de cada um deles.

As nações onde o "Bicycle Trial" é um esporte popular são: Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Grã Bretanha, França e Espanha. A Espanha é especialmente forte na categoria de 20 polegadas.