Modalidades

 

Ciclismo de Pista (Track Racing)

Fonte: UCI - Union Cycliste Internationale

As competições de pista existem desde o século passado. Os registros do primeiro campeonato mundial datam de 1895. Hoje em dia, este é um ramo altamente estruturado e complexo do ciclismo esportivo e envolve vários diferentes tipos de provas. Um "meeting" de pista apresenta uma variedade das mais dinâmicas e extremas habilidades e táticas do ciclismo esportivo. Os expoentes das provas de pista são os atletas mais musculosos do ciclismo. Eles são os "jogadores de força", cuja imagem é a encarnação da potência e da velocidade.

Esportes Dentro do Esporte

As provas de pista são divididas em duas categorias: as provas de velocidade (Sprint Races) e as provas de resistência (Endurance Races).

Provas de Velocidade

Prova contra-relógio:

- 1000 metros para homem

É simplesmente uma arrancada até a linha de chegada. Apenas para homens, a largada se dar com os ciclistas parados e eles aceleram o mais rápido possível até a máxima velocidade, então mantêm a velocidade até a linha de chegada, se possível. Os melhores tempos para o quilometro está em torno de um minuto. Táticas não existem nesse evento, é simplesmente um teste de potência e pedaladas precisas.

- 500 metros para mulher

É simplesmente uma arrancada até a linha de chegada. Apenas para mulheres, a largada se dar com as ciclistas paradas e elas aceleram até a máxima velocidade antes da linha de chegada. Táticas não existem nesse evento, é simplesmente um teste de potência e pedaladas precisas. O contra-relógio de 500 metros será introduzido no Campeonato Mundial este ano.

- Sprint de 200 metros - também conhecido como "Match Sprint"

Esta foi inicialmente uma prova do Campeonato Mundial em Cologne, em 1895. Hoje em dia, existem categorias para homens e para mulheres. Uma linha é marcada 200 metros antes da linha de chegada; e o tempo de cada ciclista após essa linha é medido. Por isso a prova é chamada de Sprint de 200 metros. As provas são disputadas em uma distância de 1 Km, com dois ciclistas de cada vez na pista, tentando conseguir a melhor posição para lançar a arrancada para a linha de chegada. A competição usa um formato eliminatório, e cada eliminatória é disputada em duas provas, se necessário uma terceira prova é disputada como um "tie-breaker".
Táticas desempenham um papel chave no "Match Sprint" e, as vezes, o "jogo de gato e rato" na parte inicial da prova levam os ciclistas a pararem completamente. A razão para isso é que ninguém quer liderar. Geralmente é uma desvantagem ficar na frente nos 200 metros finais, pois as altas velocidades atingidas fazem com que o vácuo seja um fator significativo. O "Match Sprint" é sempre uma dos mais populares tipos de prova em um "meeting" de pista.

Keirin

Apenas homens competem no Keirin. Esta prova originou-se no Japão, onde ela é a forma predominante de ciclismo de competição. As pessoas, lá no Japão, vão aos "meetings" de Keirin e apostam nos resultados, como nas corridas de cavalo ou de cão. Tem tanto dinheiro nesse esporte no Japão, que muitos dos seus melhores ciclistas não vão ao campeonato mundial. E se eles forem podem muito bem não vencer. Desde que esta prova apareceu pela primeira vez no programa do campeonato mundial, em 1980, a única vez que um ciclista japonês venceu foi em 1987, quando Harumi Honda conquistou a camisa arco-íris em Viena.
Por que, então, os japoneses não dominam na prova que eles inventaram? O Keirin japonês tem algumas diferenças significativas em relação à interpretação internacional desta prova. De início, as pistas no Japão são menos inclinadas que na maioria dos outros lugares e uma superfície com asfalto adequado a qualquer tempo, permite provas de Keirin na chuva, o que não aconteceria no campeonato mundial ou no "meeting" da Copa do Mundo. Além do mais, os corredores japoneses buscam ganhar tanto dinheiro quanto possível, todo o tempo. Isto significa manter um alto nível de condicionamento físico por vários meses no ano. Para atingir o pico necessário a um sucesso no campeonato mundial demandaria um período de recuperação posterior, o que comprometeria o potencial de ganho financeiro. Portanto, do ponto de vista profissional não faz sentido.
Uma última diferença significativa é que no Keirin japonês os ciclistas largam alinhados na pista. Na versão internacional eles largam em fila única ao longo da pista.
O que acontece no Keirin? Muita coisa, na verdade. Esta prova é tida como a mais combativa de todas as provas de pista. Uma motocicleta lidera o grupo de oito ciclistas, cada vez mais rápido, por três voltas na pista até cair fora. Então os corredores ficam livre para empreender o "sprint" até linha de chegada. Força, coragem e agressividade são requisitos para se conseguir uma ótima posição para a investida final até a linha de chegada.

Provas de Resistência

Perseguição Individual

- 4000 metros para homem
- 3000 metros para mulher

Apenas dois ciclistas disputam a perseguição, cada um larga de um ponto marcado na metade das retas opostas da pista. Desde o disparo da largada até a chegada o objetivo da prova é alcançar o outro ciclista. Se um ciclista alcança o seu (ou a sua) rival, antes da distância designada para a prova, a competição termina imediatamente. Do contrário, a perseguição é decidida pelo ciclista que completar a distância no menor tempo. O vencedor passa por rodadas progressivas, em um torneio eliminatório. A tática na prova de perseguição gira em torno do ritmo. Iniciar rápido ou terminar rápido? Os melhores ciclistas mantêm um ritmo constante. Estilo suave de pedalar e concentração intensa são tão importantes nesse esporte quanto a capacidade de suportar dor. Os melhores tempos para a perseguição de 4 Km para homens estão abaixo de 4 minutos e trinta segundos. Entre as mulheres, qualquer tempo abaixo de 3 minutos e quarenta segundos, para os 3 Km, é muito bom.

Perseguição em Equipe

Este evento é apenas para homem. É similar à perseguição individual, com a diferença de que equipes de quatro ciclistas disputam essa prova. Ambos as equipes mantêm uma formação apertada, os ciclistas separados por centímetros um dos outros, enquanto se revezam na frente. O tempo do terceiro ciclista é computado em cada volta, até o término da prova. Isso significa que, antes das voltas finais, um dos ciclistas pode assumir a sobrecarga de trabalho e, então, ficar para trás quando a fadiga atacar, já próximo à chegada.

"Sprint" Olímpico

O "Sprint" Olímpico é uma competição para homens, até esse momento da história. Foi inventado de acordo com os critérios olímpicos para o ciclismo, criando-se um evento espetacular que é popular na televisão, bem como entre os espectadores.
É uma prova de três voltas, onde duas equipes de três ciclistas largam das marcas de perseguição. Cada ciclista de cada equipe lidera uma volta e, então, se abriga no vácuo atrás da equipe. O tempo final é registrado quando o terceiro ciclista de cada equipe cruza a linha de chegada.
O primeiro ciclista de cada equipe deve ser um "sprinter" puro: capaz de atingir uma alta velocidade rapidamente, mas necessariamente mante-la. O ciclista que lidera a última volta deve ser bom no "sprint" de um quilômetro.
No final dessa prova rápida e disputada, freqüentemente a diferença entre a equipes é medida em décimos ou centésimos de segundo.

Prova por Pontos

- 40 Km para homens
- 24 Km para mulheres

A mais longa das provas de pista. Um grupo de ciclistas dão "sprints" para conquistar pontos no final de cada volta. No final da prova, o ciclista com maior quantidade de pontos é o vencedor.

Madison

Não é uma prova fácil de acompanhar, mas vale o esforço de concentração se você conseguir. Esta prova tirou seu nome do lugar onde foi inventada: o "Madison Square Garden" em Nova Iorque.
Várias equipes de dois homens competem na pista ao mesmo tempo, tentando colocar uma volta nos seus rivais. A "Madison" pode ter trinta minutos ou uma hora de duração, e é efetivamente uma prova de revezamento. Em qualquer tempo apenas um membro da equipe está envolvido na competição. Enquanto um membro compete circula no alto da pista, descansando. Normalmente o período de descanso leva um volta e meia. Quando o ciclista que estava descansando volta à competição seu companheiro o arremete para "briga", puxando-o pela mão ou dando um empurrão firme no selim.
O objetivo da prova "Madison" é completar mais voltas que qualquer outra equipe. São atribuídos pontos em marcos específicos durante a prova, se duas ou mais equipes terminarem na mesma volta, como é o caso freqüentemente, aquela com o maior total de pontos vence.

 


Fonte da imagem: Mike Gladu's Home