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Ciclismo de
Pista (Track Racing)
Fonte: UCI - Union Cycliste
Internationale
As competições de pista existem desde o século
passado. Os registros do primeiro campeonato mundial datam de
1895. Hoje em dia, este é um ramo altamente estruturado
e complexo do ciclismo esportivo e envolve vários diferentes
tipos de provas. Um "meeting" de pista apresenta uma
variedade das mais dinâmicas e extremas habilidades e táticas
do ciclismo esportivo. Os expoentes das provas de pista são
os atletas mais musculosos do ciclismo. Eles são os "jogadores
de força", cuja imagem é a encarnação
da potência e da velocidade.
Esportes Dentro do Esporte
As provas de pista são divididas em duas categorias:
as provas de velocidade (Sprint Races) e as provas
de resistência (Endurance Races).
Provas de Velocidade
Prova contra-relógio:
- 1000 metros para homem
É simplesmente uma arrancada até
a linha de chegada. Apenas para homens, a largada se dar com
os ciclistas parados e eles aceleram o mais rápido possível
até a máxima velocidade, então mantêm
a velocidade até a linha de chegada, se possível.
Os melhores tempos para o quilometro está em torno de
um minuto. Táticas não existem nesse evento, é
simplesmente um teste de potência e pedaladas precisas.
- 500 metros para mulher
É simplesmente uma arrancada até
a linha de chegada. Apenas para mulheres, a largada se dar com
as ciclistas paradas e elas aceleram até a máxima
velocidade antes da linha de chegada. Táticas não
existem nesse evento, é simplesmente um teste de potência
e pedaladas precisas. O contra-relógio de 500 metros será
introduzido no Campeonato Mundial este ano.
- Sprint de 200 metros - também conhecido
como "Match Sprint"
Esta foi inicialmente uma prova do Campeonato
Mundial em Cologne, em 1895. Hoje em dia, existem categorias
para homens e para mulheres. Uma linha é marcada 200 metros
antes da linha de chegada; e o tempo de cada ciclista após
essa linha é medido. Por isso a prova é chamada
de Sprint de 200 metros. As provas são disputadas em uma
distância de 1 Km, com dois ciclistas de cada vez na pista,
tentando conseguir a melhor posição para lançar
a arrancada para a linha de chegada. A competição
usa um formato eliminatório, e cada eliminatória
é disputada em duas provas, se necessário uma terceira
prova é disputada como um "tie-breaker".
Táticas desempenham um papel chave no "Match Sprint"
e, as vezes, o "jogo de gato e rato" na parte inicial
da prova levam os ciclistas a pararem completamente. A razão
para isso é que ninguém quer liderar. Geralmente
é uma desvantagem ficar na frente nos 200 metros finais,
pois as altas velocidades atingidas fazem com que o vácuo
seja um fator significativo. O "Match Sprint" é
sempre uma dos mais populares tipos de prova em um "meeting"
de pista.
Keirin
Apenas homens competem no Keirin. Esta prova
originou-se no Japão, onde ela é a forma predominante
de ciclismo de competição. As pessoas, lá
no Japão, vão aos "meetings" de Keirin
e apostam nos resultados, como nas corridas de cavalo ou de cão.
Tem tanto dinheiro nesse esporte no Japão, que muitos
dos seus melhores ciclistas não vão ao campeonato
mundial. E se eles forem podem muito bem não vencer. Desde
que esta prova apareceu pela primeira vez no programa do campeonato
mundial, em 1980, a única vez que um ciclista japonês
venceu foi em 1987, quando Harumi Honda conquistou a camisa arco-íris
em Viena.
Por que, então, os japoneses não dominam na prova
que eles inventaram? O Keirin japonês tem algumas diferenças
significativas em relação à interpretação
internacional desta prova. De início, as pistas no Japão
são menos inclinadas que na maioria dos outros lugares
e uma superfície com asfalto adequado a qualquer tempo,
permite provas de Keirin na chuva, o que não aconteceria
no campeonato mundial ou no "meeting" da Copa do Mundo.
Além do mais, os corredores japoneses buscam ganhar tanto
dinheiro quanto possível, todo o tempo. Isto significa
manter um alto nível de condicionamento físico
por vários meses no ano. Para atingir o pico necessário
a um sucesso no campeonato mundial demandaria um período
de recuperação posterior, o que comprometeria o
potencial de ganho financeiro. Portanto, do ponto de vista profissional
não faz sentido.
Uma última diferença significativa é que
no Keirin japonês os ciclistas largam alinhados na pista.
Na versão internacional eles largam em fila única
ao longo da pista.
O que acontece no Keirin? Muita coisa, na verdade. Esta prova
é tida como a mais combativa de todas as provas de pista.
Uma motocicleta lidera o grupo de oito ciclistas, cada vez mais
rápido, por três voltas na pista até cair
fora. Então os corredores ficam livre para empreender
o "sprint" até linha de chegada. Força,
coragem e agressividade são requisitos para se conseguir
uma ótima posição para a investida final
até a linha de chegada.
Provas de Resistência
Perseguição Individual
- 4000 metros para homem
- 3000 metros para mulher
Apenas dois ciclistas disputam a perseguição,
cada um larga de um ponto marcado na metade das retas opostas
da pista. Desde o disparo da largada até a chegada o objetivo
da prova é alcançar o outro ciclista. Se um ciclista
alcança o seu (ou a sua) rival, antes da distância
designada para a prova, a competição termina imediatamente.
Do contrário, a perseguição é decidida
pelo ciclista que completar a distância no menor tempo.
O vencedor passa por rodadas progressivas, em um torneio eliminatório.
A tática na prova de perseguição gira em
torno do ritmo. Iniciar rápido ou terminar rápido?
Os melhores ciclistas mantêm um ritmo constante. Estilo
suave de pedalar e concentração intensa são
tão importantes nesse esporte quanto a capacidade de suportar
dor. Os melhores tempos para a perseguição de 4
Km para homens estão abaixo de 4 minutos e trinta segundos.
Entre as mulheres, qualquer tempo abaixo de 3 minutos e quarenta
segundos, para os 3 Km, é muito bom.
Perseguição em Equipe
Este evento é apenas para homem. É
similar à perseguição individual, com a
diferença de que equipes de quatro ciclistas disputam
essa prova. Ambos as equipes mantêm uma formação
apertada, os ciclistas separados por centímetros um dos
outros, enquanto se revezam na frente. O tempo do terceiro ciclista
é computado em cada volta, até o término
da prova. Isso significa que, antes das voltas finais, um dos
ciclistas pode assumir a sobrecarga de trabalho e, então,
ficar para trás quando a fadiga atacar, já próximo
à chegada.
"Sprint" Olímpico
O "Sprint" Olímpico é
uma competição para homens, até esse momento
da história. Foi inventado de acordo com os critérios
olímpicos para o ciclismo, criando-se um evento espetacular
que é popular na televisão, bem como entre os espectadores.
É uma prova de três voltas, onde duas equipes de
três ciclistas largam das marcas de perseguição.
Cada ciclista de cada equipe lidera uma volta e, então,
se abriga no vácuo atrás da equipe. O tempo final
é registrado quando o terceiro ciclista de cada equipe
cruza a linha de chegada.
O primeiro ciclista de cada equipe deve ser um "sprinter"
puro: capaz de atingir uma alta velocidade rapidamente, mas necessariamente
mante-la. O ciclista que lidera a última volta deve ser
bom no "sprint" de um quilômetro.
No final dessa prova rápida e disputada, freqüentemente
a diferença entre a equipes é medida em décimos
ou centésimos de segundo.
Prova por Pontos
- 40 Km para homens
- 24 Km para mulheres
A mais longa das provas de pista. Um grupo
de ciclistas dão "sprints" para conquistar pontos
no final de cada volta. No final da prova, o ciclista com maior
quantidade de pontos é o vencedor.
Madison
Não é uma prova fácil de
acompanhar, mas vale o esforço de concentração
se você conseguir. Esta prova tirou seu nome do lugar onde
foi inventada: o "Madison Square Garden" em Nova Iorque.
Várias equipes de dois homens competem na pista ao mesmo
tempo, tentando colocar uma volta nos seus rivais. A "Madison"
pode ter trinta minutos ou uma hora de duração,
e é efetivamente uma prova de revezamento. Em qualquer
tempo apenas um membro da equipe está envolvido na competição.
Enquanto um membro compete circula no alto da pista, descansando.
Normalmente o período de descanso leva um volta e meia.
Quando o ciclista que estava descansando volta à competição
seu companheiro o arremete para "briga", puxando-o
pela mão ou dando um empurrão firme no selim.
O objetivo da prova "Madison" é completar mais
voltas que qualquer outra equipe. São atribuídos
pontos em marcos específicos durante a prova, se duas
ou mais equipes terminarem na mesma volta, como é o caso
freqüentemente, aquela com o maior total de pontos vence.
Fonte da imagem: Mike
Gladu's Home
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