Modalidades

 

BMX

Fonte: UCI - Union Cycliste Internationale


Uma Breve História do BMX

O "Bicycle Moto Cross" (BMX) surgiu no final dos anos 60 na Califórnia, por volta da época em que o motocross tornou-se um esporte popular nos Estados Unidos.

A versão motorizada do esporte foi a inspiração para a competição movida a força humana. Crianças e adolescentes com o desejo, mas não os meios, de participar no motocross, saciaram o apetite competindo de bicicleta em pistas construídas por eles mesmos. Esses jovens aventureiros completavam a imitação vestindo equipamento de motocross. Foi dado o nome BMX ao esporte e a concepção estava concluída.

As provas de BMX ofereciam emoção a baixo custo, perto de casa. É fácil perceber porque o esporte foi um sucesso instantâneo. Na Califórnia o esporte era mais popular do que em qualquer outro lugar. No início dos anos 70 um órgão de regulamentação para o BMX foi fundado nos Estados Unidos. Isso foi considerado como o início oficial das competições de BMX. A medida que a década passava o esporte foi introduzido em outros continentes, entre eles a Europa em 1978.

Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada e o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1982. O BMX se desenvolveu rapidamente como uma entidade esportiva distinta e, após vários anos, tinha claramente mais em comum com o ciclismo do que o motocross. Então, desde Janeiro de 1993 o BMX foi plenamente integrado à União Ciclista Internacional - UCI.