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Paris-Roubaix
A Paris-Roubaix, criada em 1896, é chamada a "Rainha das
Clássicas" devido ao seu grau de dificuldade fora do normal,
especialmente nos famosos trechos de calçamento de pedra, conhecidos
como o "Inferno do Norte", mas também devido à
sua originalidade e à sua fabulosa história.
A
natureza rigorosa e o grande impacto que causa no público faz
dessa prova uma das mais temidas e amadas. Um verdadeiro campo de teste,
tanto para os participantes quanto para os seus equipamentos, ela combina
a imagem épica do ciclismo à moda antiga com a da vanguarda
do progresso.
Os trechos de calçamento de pedra são tão irregulares
que os ciclistas preferem, com freqüência , pedalar no esburacado
acostamento de terra que flanqueia as estradas estreitas. Consequentemente
a poeira é sempre um fator dificultador, restringindo a visibilidade
no pelotão e dificultando a respiração. Quando
chove, o que é freqüente, a poeira se transforma em lama.
Quedas e pneus furados são um lugar comum; e os ciclistas passaram
a aceitar isso como uma parte legítima da prova. As posições
próximas à frente do pelotão são desejáveis
quando começa as seções de calçamento, o
que acontece em Troisville, com 98 Km de prova. Na frente do pelotão,
não apenas a poeira é um problema menor, mas o risco de
se envolver numa queda é, também, menor. Por outro lado,
um ciclista na frente do pelotão teria que esperar muito tempo
pelo carro de apoio se necessário, uma vez que não há
espaço suficiente para os carros ultrapassarem o pelotão
nas estradas estreitas. Em 1999 um total de 50,2 Km, dos 266,5 Km da
prova, são de calçamento.
O
desejo dos ciclistas em conseguir uma boa posição no início
do calçamento, no Km 98, impulsiona a prova em um ritmo rápido
desde o início. E a necessidade de manter a boa posição
no calçamento faz com que a velocidade permaneça alta.
Portanto, os ciclistas encontram no "Inferno do Norte" não apenas
vibrações altas na estrada, quedas, poeira e problemas
mecânicos, mas, também, eles têm que pedalar próximos
ao limite da resistência na maior parte do percurso.
O velódromo de Roubaix, local da chegada, sempre é uma
visão bem-vinda para os ciclistas cansados, mas os líderes
raramente estão cansados ao ponto de não empreenderem
um vigoroso "sprint" até a linha de chegada. O "Inferno do Norte"
é uma fascinante batalha do início ao fim.
Feitos Memoráveis:
1964: Peter Post estabelece o recorde de velocidade
média com 45,129 Km/h
1972-77: Roger de Vlaeminck estabelece o recorde
de 4 vitórias.
Mapa da Paris-Roubaix
(Trechos de calçamento em vermelho)
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