Clássicos
 

 

Paris-Roubaix

 

Fontes: UCI - Union Cycliste Internationale
Le Tour de France
La Página de las clásicas

 

A Paris-Roubaix, criada em 1896, é chamada a "Rainha das Clássicas" devido ao seu grau de dificuldade fora do normal, especialmente nos famosos trechos de calçamento de pedra, conhecidos como o "Inferno do Norte", mas também devido à sua originalidade e à sua fabulosa história.

A natureza rigorosa e o grande impacto que causa no público faz dessa prova uma das mais temidas e amadas. Um verdadeiro campo de teste, tanto para os participantes quanto para os seus equipamentos, ela combina a imagem épica do ciclismo à moda antiga com a da vanguarda do progresso.

Os trechos de calçamento de pedra são tão irregulares que os ciclistas preferem, com freqüência , pedalar no esburacado acostamento de terra que flanqueia as estradas estreitas. Consequentemente a poeira é sempre um fator dificultador, restringindo a visibilidade no pelotão e dificultando a respiração. Quando chove, o que é freqüente, a poeira se transforma em lama.

Quedas e pneus furados são um lugar comum; e os ciclistas passaram a aceitar isso como uma parte legítima da prova. As posições próximas à frente do pelotão são desejáveis quando começa as seções de calçamento, o que acontece em Troisville, com 98 Km de prova. Na frente do pelotão, não apenas a poeira é um problema menor, mas o risco de se envolver numa queda é, também, menor. Por outro lado, um ciclista na frente do pelotão teria que esperar muito tempo pelo carro de apoio se necessário, uma vez que não há espaço suficiente para os carros ultrapassarem o pelotão nas estradas estreitas. Em 1999 um total de 50,2 Km, dos 266,5 Km da prova, são de calçamento.

O desejo dos ciclistas em conseguir uma boa posição no início do calçamento, no Km 98, impulsiona a prova em um ritmo rápido desde o início. E a necessidade de manter a boa posição no calçamento faz com que a velocidade permaneça alta. Portanto, os ciclistas encontram no "Inferno do Norte" não apenas vibrações altas na estrada, quedas, poeira e problemas mecânicos, mas, também, eles têm que pedalar próximos ao limite da resistência na maior parte do percurso.

O velódromo de Roubaix, local da chegada, sempre é uma visão bem-vinda para os ciclistas cansados, mas os líderes raramente estão cansados ao ponto de não empreenderem um vigoroso "sprint" até a linha de chegada. O "Inferno do Norte" é uma fascinante batalha do início ao fim.

 

Feitos Memoráveis:

1964: Peter Post estabelece o recorde de velocidade média com 45,129 Km/h

1972-77: Roger de Vlaeminck estabelece o recorde de 4 vitórias.

 

 

Mapa
Mapa da Paris-Roubaix
(Trechos de calçamento em vermelho)