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Liège-Bastogne-Liège
A Liège-Bastogne-Liège, "La Doyenne", é a mais
antiga das "clássicas" da primavera. Realizada pela primeira
vez em 1892, tornou-se um evento profissional em 1894. Até 1930
a Liège-Bastogne-Liège foi realizada intermitentemente
ou como um evento amador. Desde então foi interrompida por apenas
quatro anos, durante a Segunda Guerra Mundial.
Qualquer ciclista que já tenha feito cicloturismo ou competido
nas colinas das Ardenas, na Bélgica, terá uma lembrança
permanente da severidade dessas subidas. Elas são brutais. As
ladeiras parece que não têm fim e muitas delas são
muito íngremes.
Vencer essas subidas é a chave para a vitória da Liège-Bastogne-Liège.
A prova tem, normalmente, em torno de 260 Km. Depois de apenas 65 Km
os ciclistas começam a subir, quando a prova passa por St. Roch.
A 'Côte de Wanne', a cerca de 150 Km, é onde a prova começa
a "pegar fogo". Daí em diante cerca nove ladeiras decidem a competição.
Estas incluem a 'Côte des Hezalles', a 'Côte des Rosiers'
e a 'Côte de Redoute'.
Por
uma vez na história a "La Doyenne" teve um empate no primeiro
lugar. Foi no ano de 1957, granizo e neve forçaram a metade dos
competidores a abandonar a prova na cidade de Bastogne, na metade da
prova. Dois Belgas, Frans Schoubbeen e Germain Derycke, foram declarados
vencedores. Derycke foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas
ele estava em um pequeno grupo que tinha atravessado uma linha de trem
com a cancela fechada, o que poderia ter resultado na sua desqualificação.
Schoubbeen tinha esperado a cancela abrir, terminando três minutos
mais tarde. Ele poderia ter protestado e reivindicado o primeiro lugar,
mas se recusou a faze-lo. Derycke, então, solicitou que o resultado
fosse declarado como empate.
A neve, em 1981, fez com que apenas 21 ciclistas, dos 174 que largaram,
concluíssem a prova. Bernard
Hinault pedalou os 80 Km finais e oito subidas sozinho, para vencer
com 9 minutos e 24 segundos de vantagem.
Os belgas registraram a maior quantidade de vitórias da prova,
vencendo 60 vezes, incluindo as 5 vitórias de Eddy
Merckx, o recorde até hoje. Quatro franceses já venceram:
Trousselier, C. Danguillaume, Anquetil
e Hinault, este último com duas vitórias.
A velocidade média mais alta registrada na Liège-Bastogne-Liège
foi 38,8 Km/h, obtida por Adri van der Poel, da Holanda, em 1988.
Mapa do Percurso de 1998
(As subidas estão assinaladas em vermelho)
Perfil do Percurso
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