Clássicos
 

 

Tour des Flandres

 

Fontes: Tour des Flandres
UCI - Union Cycliste Internationale

 

As Origens

A Tour des Flandres foi fundada por Karel Van Wijnendaele. Consciente do fato de que ele nunca seria um grande corredor Van Wijnendaele passou a apoiar Cyriel Hauwaert, destacado ciclista belga, vencedor da Paris-Roubaix de 1908. Ele acompanhava regularmente a Paris-Bruxelas e a Paris-Roubaix, provas que o impressionava fortemente. Na vida cotidiana ele escrevia artigos para vários jornais regionais.

Tour des Flandres 1998Em 1912 ele foi incentivado a criar a revista " Sportwereld". Apesar de, nessa época, o ciclismo ser pouco desenvolvido na Bélgica, ele topou a experiência, pois a criação de uma revista nacional abriria perspectivas para a organização de provas de alto nível. Henri Desgrange, o fundador da Tour de France, serviu de exemplo para ele. Van Wijnendaele e Henri Desgrange mantiveram um bom relacionamento.

A primeira Tour des Flandres foi realizada em 1913. Era uma prova infernal, percorrendo 330 Km - uma distância enorme naquela época - em estradas deploráveis. Por razões afetivas Van Wijnendaele queria a todo custo que a Tour passasse por Gand, Bruges, pelo litoral e pelo coração da região de Flandres ocidental e oriental.

Esta primeira Tour não foi um sucesso, longe disso. Apenas 37 ciclistas estavam na largada. Um ano depois, em 1914, apenas 10 ciclistas participaram da prova e no nível internacional a prova não representava grande coisa. Durante a primeira guerra mundial não havia como organizar a prova. Em outras palavras, a Tour parecia que ia se tornar um projeto nascido morto.

Entretanto, Van Wijnendaele não queria nem falar em desistir e, em 1919, realizou uma nova Tour. O percurso era similar ao de hoje. Essa terceira Tour não foi um sucesso maior que as duas anteriores. Os fabricantes de bicicletas, naquela época os patrocinadores das provas ciclísticas, não estavam interessados nessa prova. No ano seguinte, em 1920, a Tour ganhou importância no plano internacional. Em 1923 Heiri Sutter, da Suíça, foi o primeiro estrangeiro a vencer a Tour des Flandres.

Outras provas ciclísticas foram organizadas na Bélgica, mais nenhuma delas teve longa duração por falta de interesse. A Tour des Flandres, ao contrário, sobreviveu graças à perseverança dos seus fundadores.

 

Em Busca dos Calçamentos de Pedras

Tour des Flandres 1999No início do século as possibilidades de percursos para a Tour des Flandres eram inúmeras. Karel Van Wijnendaele desenhou seu percurso, em linhas gerais, numa folha de papel em branco e indicou as principais cidades por onde passaria, e pronto! O estado das estradas Flamengas era tão deplorável que o pelotão seria facilmente dispersado.

Não é, no entanto, verdade que três quartos da prova se realizava em estradas com calçamento de pedras. Até o final dos anos 50, em torno da metade da prova se desenrolava em estradas revestidas com cascalho. Não era confortável, certamente, mas contudo era melhor do que calçamento de pedras. Pois, o calçamento não era como os de hoje. As pedras eram cortadas grosseiramente e eram colocadas com alturas desiguais e separadas por vários centímetros.

Antes da Segunda guerra apenas as principais vias de comunicação foram melhoradas. Entretanto, o período pós-guerra foi marcado pela reconstrução econômica e as administrações locais utilizaram principalmente o asfalto para a pavimentação das estradas. A principio ninguém viu nenhum inconveniente nisso, a quantidade de estradas revestidas com pedras era tanta que parecia inesgotável. Mas com o passar do tempo os organizadores da Tour não tinham mais escolha, para encontrar calçamentos de pedras tiveram que se afastar cada vez mais das estradas principais. Eles tinham que confiar nas cartas topográficas e recorrer às pessoas que conheciam a região, pois queriam evitar a todo custo que a prova terminasse em um "sprint" coletivo.

Considerando-se que os calçamentos de pedras eram essenciais para uma prova seletiva, era lógico que fosse inserido uma maior quantidade no percurso da Tour. O ponto central da Tour des Flandres é localizado nas Ardenas Flamenga, a única área ainda a oferecer bastantes obstáculos dignos da Tour.

 

A Fúria dos Deuses do Tempo

A Tour des Flandres sempre foi associada a um tempo deplorável. De preferência deve fazer um frio glacial e chover torrencialmente. Adicione a isso um resto de neve derretida e alguma chuva de granizo e você terá uma Tour com sucesso garantido.

A lenda da Tour des Flandres foi formada parcialmente pelas intempéries. No entanto, a Tour não tem a primazia do mau tempo. Especialmente nos últimos anos o tempo foi esplêndido durante a prova. Apenas um terço das Tour's foi caracterizado pelo mau tempo. Porém, foram essas provas, onde chovia torrencialmente, onde fazia um frio de amargar, que se tornaram legendárias. As mais famosas provas foram as de 1950 e 1951, ambas vencidas por Fiorenzo Magni. A façanha de Eddy Merckx, quando, em 1969, se manteve na frente por 70 Km, foi a mais impressionante de todas, levando-se em conta o mau tempo. Em 1985, quando Eric Vanderaerden foi vitorioso, o tempo também estava ruim. Nesse ano apenas 24 ciclistas terminaram a prova. A última vez que houve mau tempo na Tour foi em 1989, quando Edwig Van Hooydonck surpreendeu seus adversários começando a atacar em Bosberg, já próximo do final da prova.

 

Mapa 99
Percurso da Tour des Flandres 1999